segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lógica Matemática na Prática


No filme Shrek Terceiro há um engraçado diálogo entre o Príncipe Encantado e Pinóquio que pode ser relacionado a alguns temas estudados em lógica (modalidades, dupla negação, etc.). O vídeo deste trecho está postado abaixo, e é simplesmente genial, pois para o Pinóquio não mentir ele usa várias técnicas de lógica sem entrar em contradição.


Aqui vai a transcrição para o diálogo:

Cena: Príncipe Encantado quer encontrar Shrek e pergunta a Pinóquio onde Shrek está, pois Pinóquio não pode mentir sem que isto seja percebido pelo crescimento de seu nariz.
Príncipe Encantado: Você. Você não pode mentir. Então me diga, boneco, onde está Shrek?
Pinóquio: Uh, hmm, bem, uh, Olha eu não sei onde ele não está.
Príncipe Encantado: Você está me dizendo que você não sabe onde Shrek está?
Pinóquio: Não seria impreciso supor que eu não poderia exatamente não dizer que isso é ou não é quase parcialmente incorreto.
Príncipe Encantado:- Então você sabe onde ele está?
Pinóquio: Oh, pelo contrário. Eu estou possivelmente mais ou menos não definitivamente rejeitando a ideia de que de forma alguma com qualquer quantidade de incerteza que eu inegavelmente...
Príncipe Encantado: Pare!
Pinóquio: ...sei ou não sei onde ele não deveria provavelmente estar, se isto de fato não fosse onde ele não está. Mesmo que ele não estivesse onde eu soubesse que ele estivesse, isto significaria que eu realmente teria que saber onde ele não estava.


O diálogo original:

Prince Charming: You. You can't lie. So tell me, puppet, where is Shrek?
Pinocchio: Uh, hmm, well, uh, I don't know where he's not.
Prince Charming: You're telling me you don't know where Shrek is?
Pinocchio: It wouldn’t be inaccurate to assume that I couldn’t exactly not say that it is or isn’t almost partially incorrect.
Prince Charming:- So you do know where he is?
Pinocchio: Oh, on the contrary. I'm possibly more or less not definitely rejecting the idea that in no way with any amount of uncertainty that I undeniably...
Prince Charming: Stop it!
Pinocchio: ...do or do not know where he shouldn’t probably be, if that indeed wasn’t where he isn’t. Even if he wasn’t at where I knew he was, that’d mean I’d really have to know where he wasn't.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Gigantes da Ciência: Padre Roberto Landell de Moura

     Olá Doidinhos. Em virtude do 152° aniversário de nascimento do maior cientista brasileiro (e pouco conhecido), dedico este post ao Padre Roberto Landell de Moura. Padre Católico, cientista inventor brasileiro, Landell de Moura é considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e Pai Brasileiro do Rádio. O trabalho dele envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, sendo possívelmente o primeiro a transmitir a voz humana por ondas de rádio. Ele corre por fora da dispusta da inveção do Rádio, entre o italiano Guglielmo Marconi e Nicola Tesla, já que os três faziam os mesmo experimento separadamente na mesma época, mas Landel de Moura acabou ficando esquecido na história, certamente por ter nascido no local errado.

     No dia 21 de janeiro 1861, nasceu, no centro da cidade de Porto Alegre, Roberto Landell de Moura. Ele seria o quarto de doze irmãos, filho de Inácio José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell de Moura, descendentes de familias tradicionais do Rio Grande do Sul. Landell de Moura estudou no Colégio dos Jesuítas, em São Leopoldo, próximo à Porto Alegre, onde completou o estudo clássico, equivalente ao ensino médio atual. Em 1879 transfere-se para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Politécnica, antiga Academia Real Militar, e aparentemente trabalhou no armazén de Secos e Molhados para custear a estadia na capital do Império.
     Influenciado pelo irmão, que pretendia seguir o sacerdócio, Landell de Moura ficouo pouco tempo no Rio de Janeiro, indo em 1880 para Roma, na Itália. Lá estudou no Colégio Pio Amerino e na Universidade Gregoriana como aluno de Física e Química, matérias que tinha maior inclinação. Em 1886 foi ordenado sacerdote e retornou ao Rio de Janeiro, residindo na casa dos padres do Morro do Castelo, época que teve oportunidade de conversar com Dom Pedro II sobre transmissão de som, assunto que fascinava ambos (Dom Pedro II financiou parte do trabalho de Graham Bell). Além de ciências físicas e qímicas, ele também estudou biologia, parapsicologia e medicina, sendo primeiro cientista brasileiro com registro internacional de invenção pioneira
Patente do Telefone sem Fio
     O padre Landell de Moura construiu o primeiro transmissor sem fio para transmitir mensagem em 1892, alguns anos antes de Marconi iniciar seus testes na Itália. Em1984 ele realizou a primeira transmissão pública de rádio por ondas hertizianas, entre o alto da Avenida Paulista e o alto da Sant´Anna, em São Paulo, cobrindo uma distância de oito quilômetros. Marconi levou a fama de inventor do rádio, mas oque ele criou foi apenas um telégrafo sem fio, enviando apenas pontos e traços pelas ondas eletromagnéticas. Em 1903 e 1904, nos Estados Unidos, Landell conseguiu a patente de três inventos: o transmissor de ondas, telefone sem fio e telégrafo sem fio. Em sua volta ao Brasil, Landell de Moura passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Uruguaiana, Santos e Mogi das Cruzes.
     Mas o êxito de suas experiências naõ teve a acolhida esperada. As autoridades brasileira fizeram pouco ou nenhum caso de suas descobertas. Em 1905, ao retornar dos Estados Unidos, solicitou ao presidente da república dois navios para fazer demonstração de transmissão em grandes distâncias. O oficial do gabinete fica espantado com o anuncio e aconselha o presidente a não permitir os teste, chamando o padre de maluco (na itália, quando Marconi fez um pedido semelhente, teve uma esquadra à sua disposição). Quando estava em Campinas, ao retorna de uma visita encontrou a porta da casa paroquial arrebentada e seu laboratório e instrumentos completamente destruídos. Visto por uma população ignorante como um "herege", "bruxo", "feiticeiro perigoso" e "louco" por seus experimentos com transmissão de rádio, pagou com sofrimento, isolamento eindiferença à sua vanguarda científica. Landell não conseguiu financiamento público nem privado para continuar seus experimentos, e também teve problemas com a igreja, que o transferiu para cidades sem energia elétrica.
     Por ocasião dos 150 anos de seu nascimento, em 21 de janeiro de 2011, o Padre Roberto Landell de Moura teve seu nome instrico no Livro dos Heróis da Pátria. Landell de Moura, o pioneiro esquecido, percursor da transmissão sem fio, morreu anonimamente aos 67 anos, no dia 30 de julho de 1928, num modesto quarto da Beneficência Portuguesa em Porto Alegre.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Livro: O Príncipe, de Maquiavel, com comentários de Napoleão Bonaparte

Bom pessoal, como Ciências Políticas também é ciência, fiz esse post sobre um dos melhores livro sobre isso. Já tinha lido esse livro vários anos atrás, agora reli com uma versão que contém comentários de Napoleão Bonaparte, o que deixou o livro muito mais interessante. Esse era um de seus livro de cabeceira, relido várias vezes por ele, por isso tem comentário de várias épocas de sua vida. Após cada comentário, entre parenteses consta a época da vida que o comentário foi escrito. Transcrevi os trechos do livro onde os comentários achei mais interessante.

"Isto porque assim como os que desenham as paisagens se postam embaixo na planície para contemplar a natureza dos montes e sítios altos e para contemplar a natureza dos lugares baixos se postam sobre os montes*, do mesmo modo...."
*Comecei desta forma e assim é conveniente fazer. O fundo dos vales torna-se melhor conhecido quando visto do cume da montanha (primeiro-cônsul)

"Digo então que, nos Estados hereditários e acostumados à estirpe de seu príncipe, as dificuldades para conservá-los são bem menores que nos novos*, visto que basta não preterir as regras dos ancestrais...."
*Hei de evitá-las tornando-me o decano entre os soberanos da Europa. (general)

"É no principado novo, contudo, que se encontram as dificuldades. E, em primeiro lugar, as encontramos nos principados não completamente novos, mas que são apenas parcialmente, podendo ser chamados de quase mistos*."
*Como há de ser o meu no Piemonte, Toscana, Roma, etc... (cônsul)

"E isto deriva de uma outra necessidade natural e ordinária, a qual faz com que necessitemos sempre oprimir aqueles de quem acabamos de nos tornar príncipes, seja mediante tropas militares, seja através de uma infinidade de outras vexações que se seguem  a uma nova conquista*."
*Pouco me importa: o êxito justifica-o. (cônsul)

"Digo portanto, que esses Estados incorporados pela conquista a um Estado mais antigo pertencem à mesma nação, tendo a mesma língua ou não.Em caso afirmativo, é muito fácil conservá-los, principalmente se não estiverem habituados a viver em liberdade*; e para possuí-los com segurança basta eliminar a linhagem do príncipe antigo que o dominava**,pois...."
*Ainda que estivesse, saberia dominá-los. (general)
**Nunca me esquecerei disso onde quer que eu domine. (general)

"O conquistador desse tipo de Estado, se desejar conservá-lo, deverá considerar dois pontos: primeiro, que a raça de seu antigo príncipe desapareça*, e segundo, que não sejam alterados nem suas leis nem seus impostos*."
*Prestar-lhe-ão auxílio. (general)
**Aqui Maquiavel é ingênuo. Conheceria tanto quanto eu o poder da Força? Farei demonstração contrária no seu próprio país, na Toscana, bem como em Piemonte, Parma, Roma, etc. (imperador)

"Além disso, a província não é espoliada pelos funcionários do príncipe*, podendo os súditos ter a satisfação de recorrer ao príncipe próximo a eles, com maiores motivos para amá-los, desejando ser bons, e temê-lo**, desejando ser coisa diversa."
*Enriquecerão, convenientemente, se me servirem a contento. (cônsul)
**Temam-me, é suficiente. (imperador)

"Aquele que não acatar bem este ponto longo perderá o que conquistou e, enquanto o conservar, terá mil dificuldades e aborrecimentos*."
*Maquiavel ficaria pasmo com a arte com que soube evitá-los. (imperador)

"Com sua ajuda, Luís XII poderia ter neutralizado os Estados maiores*. Entretanto, mal pôs os pés em Milão fez o contrário, dando suporte ao papa Alexandre para que este ocupasse a Romanha, sem perceber que com essa decisão se debilitava, privando-se dos amigos e daqueles que haviam  lançados em seus braços. E fortalecia a Igreja**, visto que somava ao seu poder espiritual, que lhe dá tanta autoridade***, um poder temporal."
*Não necessitarei deles para obter essa vantagem. (general)
**Erro imenso! (general)
***É absolutamente necessário que eu embote os dois gumes de sua faca. Luís XII era simplesmente um idiota. (general)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Segunda Terra


O candidato de Exoplaneta mais parecido com a Terra é o KOI 172.02. O KOI (Keppler Object of Interest) é considerado uma Super-Terra, orbitando uma zona habitável (região de distância do Sol que favorecem melhores condições de vida) de uma estrela parecida com nosso Sol. Com diâmetro de 19.000Km (50% maior que a Terra), está há 112 milhões de Km da Estrela que orbita e o ano tem duração de 242 dias. KOI poderá ter água em forma líquida na sua superfície, o que é essencial para vida.

Em 16 de outubro de 2012 foi anunciado a descoberta de outro planeta com tamanho comparável à Terra. Localizado no sistema de estrelas mais próxima da Terra, Alpha Centauri (sistema composto de três estrelas, Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Alpha Centauri C) está á uma distância de 4,3 anos-luz da Terra. Com massa de 13% mais que a Terra, este planeta orbita Alpha Centauri B a apenas 6 milhões de Km, levando apenas 3,2 dias para completar a órbita, uma distância muito próxima da estrela, onde a probabilidade de haver vida é baixa, pois o planeta tem temperatura altíssima e não h;a água em estado líquido.

Mais informações:
http://www.space.com/19204-most-earth-like-exoplanet-explained-infographic.html

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Parabéns Professor Hawking

Olá pessoal. Depois de uma pequena pausa para provas de final de semestre estou de volta, iniciando o ano com uma homenagem ao gênio da atualidade Stephen Hawking, que completou hoje 71 órbitas ao redor do Sol.


* A imagem furtei do I Fucking Love Science