sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conferência de Solvay

     Foto na Conferência de Solvay sobre Mecânica Quântica em 1927.
     Nessa foto histórica estão reunidos as maiores cabeças da ciência do início do Século XX.
Sentado no centro da foto, na fileira de baixo está o mais destacado dele, Albert Einstein, que revolucionou a ciência no início do século com a Teoria da Relatividade.
     Na fileira de cima, o terceiro da esquerda para direita é Werner Heisenberg, criador da Teoria a Incerteza. Ao seu lado, o quarto da esquerda para direita é o físico austríaco Wolfgang Pauli, famoso por seu trabalho com o spin do elétron. Erwin Schrödinger é o sexto da direita para esquerda na fileira de cima. Erwin ficou famoso por seu Gato vivo-morto de Schrodinger, e criou sua famosa Equação de Ondas, para calcular a probabilidade de localizar um elétron em sua camada.
     Na fileira do meio, o primeiro da direita é o famoso físico dinamarquês que criou uns dos primeiros modelos do átomo, Niels Borh. O terceiro físico na fileira do meio é o francês Louis de Broglie, que propôs que a matéria também poderia se comportar como onda, e provou fazendo um elétron passar por 2 fendas criando o padrão de interferência como uma onda. E o quinto físico na fileira do meio é o inglês Paul Dirac, que uniu a Mecânica Matricial de Heisenberg com a Mecânica Ondulatória de Schrödinger na Mecânica Quântica.
     E na fileira de baixou encontram-se os nomes de peso da ciência. Além do já citado Albert Einstein, temos a única mulher presente na foto, nada mais que a famosa cientista polonesa Marie Curie, primeira pessoa a ser laureada duas vezes com o Premio Nobel por seu trabalho com radioatividade. O segundo cientista da esquerda para direita é o pai da Física Quântica, o alemão Max Plank. E o quarto da esquerda para direita na fileira de baixo, entre Curie e Einstein é o grande cientista holandês Hendrik Lorentz, um dos pais do eletro-magnetismo.

domingo, 2 de junho de 2013

A Ciência e os Simpsons - The Boring World of Niels Bohr


     Semana passada eu estava assistindo um episódio dos Simpsons que o Bart, após assistir uma palestra motivacional na escola, decide se tornar um cartunista, e cria um personagem chamado Angry Dad (Pai Bravo) obviamente inspirado nos ataques de fúria do Homer Simpson. E o episódio inteiro se passa mostrando situações que deixam o Homer furioso, ao ponto de se tornar o Homer Hulk, e umas dessas situações acontece quando Homer se senta ao sofá para assistir seu programa favorito, When Dinossaurs Get Drunk (Quando Dinossauros ficam Bêbados) mas foi substítuido pelo programa The Boring World of Niels Bohr (O Entediante Mundo de Niels Bohr, o trocadilho só funciona em inglês) oque deixa Homer furioso. Niels Bohr é um dos pais da Física Quântica, uns do primeiros a criar um modelo matemático do átomo, e essa referência à ciências me fez relembrar várias outras referências que o programa faz à cientistas ou teorias científicas, como a aparição do gênio Stephen Hawking e a teoria da Termodinâmica que já fiz referência em um post anterior sobre Máquinas de Moto-Perpétuo.
     Então resolvi fazer uma rápida pesquisa para descobrir mais referências no Simpsons. Eu já sabia que vários de seus criadores e roteiristas são matemáticos e cientistas, alguns com Ph.D (já tinha citado isso no post Teorema Futurama, que são dos mesmos criadores), só eu não imaginava que as referências eram tantas que foi escrito um livro sobre isso. Como ainda não li o livro não poderei falar sobre ele. Revendo alguns episódios dos Simpsons, relembrei que a ciência faz parte da vida, está em tudo que é lugar, mesmo que nós não saibamos. Sem ela ainda estaríamos vivendo em cavernas. E é isso que Simpsons nos mostra, de forma irreverente, com bom humor e piadas inteligentes, se pode fazer ciência de qualquer forma.
     A genética é abordada em um episódio completo chamado Gene Simpsons. Após ela ser a única a não conseguir resolver uma charada em uma caixa e desaprender a tocar sax, Lisa acha que está perdendo a inteligência, e tudo piora quando vovô Simpson fala que o Gene Simpsons deixa o Simpson mais burro a cada dia. Quando Homer descobre que isto está incomodando Lisa, ele resolve chamar outros Simpsons para mostrar que o futuro de um Simpson não é tão ruim, mas Lisa percebe que todos eles tem empregos horríveis. Mas ao conversar com as mulheres, ela percebe que várias tem mestrado, doutorado e ótimos empregos, percebendo que o gene Simpson não afeta mulheres.
      A Teoria da Evolução de Charles Darwin é magnificamente apresentando mostrando Homer
unicelular evoluindo passando seres pluricelulares, peixe, répteis, mamíferos até chegar aos tempos atuais.
     O mito do Efeito Coriolis é abordado no capítulo em que Bart desafia Lisa em uma corrida de produtos de higiene, virando xampu em uma pia com água e vendo qual chegará primeiro ao ralo. Ao ganhar essa corrida Lisa explica o Efeito Coriolis, em que a rotação da água nas pias e vasos sanitários no hemisfério norte gira no sentido anti-horário e no hemisfério sul no sentido horário. Para confirmar o efeito, Bart liga a cobrar para Austrália, pedir para um garoto se certificar do efeito puxando descarga em todas as casas da vizinhança, gerando um conflito diplomático entre os dois países.
     O Efeito Coriolis foi descoberto pelo engenheiro francês Gaspard Coriolis, em um artigo publicado em 1835. Nesse artigo ele descreve uma nova força fictícia que surge como um referencial de rotação da Terra. As massas de ar frio que estão nos polos tendem a ir para o equador, e as massas de ar quente que estão no equador tendem a ir para os polos. No meio do caminho essas duas massas se chocam, causando tempestades e furacões. Por causa da rotação da Terra, quando essas massas se encontram no hemisfério norte elas giram em sentido anti-horário, e no hemisfério sul no sentido horário. Há um mito que diz que o Efeito Coriolis acontece também em ralos de pias e vasos sanitários, mas não é verdade, o efeito só ocorre em eventos de grandes movimentos, como tempestades e furacões.
     No episódio "Eles, Robô" eles brincam com as 3 leis da robótica, criadas pelo gênios da ficção científica Isaac Asimov. A astronomia é abordado em um capitulo em que Bart, fica de castigo e é obrigado a ser o assistente de diretor Skinner em uma observação astronômica. Acidentalmente Bart acaba encontrando um novo cometa. No Simpsons até Batman virou cientista, no episódio do Monotrilho, Homer está preso na cabine do Monotrilho desgovernado, e Marge liga para o interfone da cabine dizendo a Homer que ela tinha alguém que poderia salva-los. Então o Homer pergunta se era o Batman, mas Marge diz que não, é um cientista. Então Homer pergunta: Batman é um cientista? Após isso o cientista dá uma rápida explicação sobre momentum e inércia, e explica que Homer pode parar o Monotrilho se conseguir prende-lo em algo grande. Há também rápidas piadas sobre ciências e pequenas discussões entre ciências e religião feitas por Lisa e o reverendo Lovejoy. Enfim é muita coisa para um post só. Quem quiser saber mais faça como eu e compre o livro. E para finalizar eu não poderia esquece de colocar aqui a referência dos Simpsons ao pais dos cientistas, Leonardo da Vinci.
Homer Vitruviano