segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Levitação Quântica

Já dizia Arthur C. Clarke: “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia”. E o vídeo abaixo da Levitação Quântica está fazendo um sucesso absurdo por parecer justamente isso: mágica. Através de física quântica, cientistas da Universidade de Tel Aviv em Israel desenvolveram um simples porém complexo sistema de levitação, através de magnetismo e condutividade. Confira os vídeos, e uma explicação logo abaixo:








     "Uma camada supercondutora fina (~1µm de espessura) cobre uma bolacha de safira .A física quântica diz-nos que um campo magnético penetra no supercondutor na forma de tubos de fluxo discretos. O supercondutor reage fortemente a estes tubos, causando a flutuação do supercondutor no ar. A este efeito chama-se levitação quântica."
      “Supercondutividade e campos magnéticos não se gostam. Quando possível, o supercondutor irá expelir todo o campo magnético de dentro. Este é o efeito Meissner. No nosso caso, já que o supercondutor é extremamente fino, o campo magnético de fato penetra. No entanto, o faz isso em quantidades discretas (isso é física quântica afinal de contas!) chamadas tubos de fluxo.”
     “Dentro de cada tubo de fluxo magnético, a supercondutividade é localmente destruída. O supercondutor tentará manter os tubos magnéticos travados em áreas fracas. Qualquer movimento espacial do supercondutor causará os tubos de fluxo a se moverem. Para prevenir isso, o supercondutor permanece ‘preso’ no ar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário