Bom doidões, acabei de ler este excelente chamdo A Guerra do Cálculo, de Jason Socrates Bardi. O livro trata da disputa intelectual entre dois gênios da ciência, Isaac Newton e Gottfried Leibniz, sobre quem seria o pai do Cálculo (ferramenta matemática que alavancou o progresso da física e engenharia). A guerra entre esses dois gigantes durou décadas, e retumba até os dias de hoje.
Atualmente é fácil achar a resposta dessa dúvida a respeito da invenção do Cálculo: Newton o inventou primeiro. As coisas começam a ficar complicadas quando descobrimos que, apesar de Newton o ter concebido antes, Leibniz foi o primeiro a publicar suas descobertas sobre esta, nova área da Matemática. Some a isso uma boa dose de arrogância e nacionalismo europeu e terá uma guerra. Nas palavras de um comentário na contra-capa do livro, "a maior disputa sobre propriedade intelectual da história". Leibniz e Newton tinham bastante em comum quando adultos: ambos eram cientistas geniais, localizados numa encruzilhada da história onde o método experimental começava a se tornar difundido. Os dois souberam se aproximar do poder para buscar recursos para as ciências que tanto amavam. E eram dois nerds: Newton morreu aos oitenta anos virgem, e Leibniz não ficou muito atrás. O cotidiano da ciência permitiria uma bela coluna semanal de fofocas, pois sempre se podia contar com Hooke, o cara da constante das molas e também um encrenqueiro de primeira, barraqueiro de dar inveja a peruas de novela das sete.
Sir Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe (Inglaterra) no ano de 1643. Mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Newton estudou no Trinity College de Cambridge, e graduou-se em 1665. O cálculo foi desenvolvido por Newton durante os criativos anos de 1665 e 1666. Ele chamou seu método da fluxos e fluentes, mas manteve seu trabalho em segredo durante maior parte de sua vida. Gottfried Hilhelm von Leibniz nasceu em Hanover (Alemanha) no ano de 1646. Foi advogado, filósofo, bibliotecário, cientista, matemático e diplomata. Em 1663 ingressa na Universidade de Leipzig, como estudante de Direito. Em 1666 obtém o grau de doutor em direito, em Nuremberg. Leibniz debruçou-se sobre o cálculo durante os prolíficos anos que passou em Paris, por volta de 1975. Embora fosse um advogado e não tivesse nenhum treinamento formal em matemática, em poucos anos conseguiu harmonizar todas as descobertas de seus comtemporâneos nessa área e assim conceber o cálculo. Embora tenha sido, cronologicamente, o segundo, foi o primeiro a publicar seu sistema de cálculo, e suas idéias e notações são as mais usadas hoje em dia.
Se hoje em dia Leibniz e Newton são vistos como co-inventores independentes e ambos recebem crédito, no passado a história foi outra. Acusações de plágios e desonestidade surgiram dos dois lados. No auge da guerra do cálculo, Leinbniz e Newton atacaram um ao outro, tanto em segredo como abertamente.
Porque ler este livro??
Além de ter sido escrito de uma forma bem acessível e fascinante, aprendemos também que gênios também são pessoas normais. Nele aprenda porque Newton não publicou o Cálculo assim que descobriu (muitos anos antes de Leibniz), como e por que surgiu esta guerra, aprenda como Leibniz foi um gênio estratégico de guerra 100 antes de Napoleão, saiba que o Sacro Império Romano não era sacro, nem romano e nem sequer um império, o que Newton e Leibniz fizeram além de Matemática, e como isso influia em seus trabalhos matemáticos, descubra como se posicionavam os outros matemáticos da época com respeito a esta disputa, e por que Newton morreu como um herói nacional e Lebinz terminou sua vida com poucas honrarias.
Abraçassos
Bruno Martinez Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário