sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Asteroide passará muito perto da Terra

No dia 8 de novembro, o asteroide 2005 YU55 passará um pouco mais perto do nosso planeta do que a órbita da Lua. Os cientistas estão animados com a oportunidade científica de fotografar e digitalizar imagens do objeto, de 400 metros de largura, com instrumentos da Terra.
O rastreamento começará no dia 4 de novembro às 14h30 (horário de verão brasileiro), usando a rede de antenas da agência Deep Space, em Goldstone, Califórnia (EUA), e terá duração de duas horas. O asteroide continuará a ser rastreado por pelo menos quatro horas por dia a partir de 6 de novembro até 10 de novembro. Os cientistas da NASA esperam obter imagens refinadas com 2 metros por pixel. Isso deve revelar uma riqueza de detalhes sobre as características de superfície, forma, dimensões e outras propriedades físicas da rocha.
A trajetória do 2005 YU55 terá maior aproximação da Terra no dia 8, às 18h28 (no Brasil), e não chegará mais perto do que 324.600 km, ou 0,85 da distância da Lua à Terra. A influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável em nosso planeta, incluindo as marés ou placas tectônicas.
A última vez que uma rocha espacial tão grande chegou tão perto foi em 1976. Um asteroide desse tamanho que passará perto daqui será só em 2028.
Veja a animação da NASA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário