sexta-feira, 11 de maio de 2012

Super Lua

     Olá pessoal. Aqui é o Bruno Martinez Ribeiro, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tuuuuuudo pode acontecer. Bom, brincadeiras à parte, nesse útimo sábado apareceu a Super Lua, oque repercutiu em vários jornais e revistas digitais. Mas oque é a Super Lua e porque ela ocorre esporadicamente? Vou então falar um pouco sobre nosso único satélite natural, La Bela Luna, sua órbita e rotação e algumas curiosidades e mitos sobre ela.
     Satélites naturais são os corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros, como a Lua em torno da Terra, os satélites não têm luz própria, eles são astros iluminados. Outros planetas também têm satélites,  Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Urano por 27; Saturno tem 60; Júpiter é o que tem mais até então e possui 63. Os satélites (naturais e artificiais) ficam em órbita em torno dos planetas, devido a atração gravitacional dos mesmos. Mas se a gravidade os atrai, porque a lua não cai na terra?
     Cair ou não cair, eis a questão...
     Bom, na verdade ela cai... Mas ela faz isto na medida certa, de tal forma que nunca atinge o solo. Quer dizer, então ela não cai! Para entender, o melhor que temos a fazer é consultar o grande sábio inglês Isaac Newton (1643-1727). No Livro III de sua grande obra de 1687 "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", ele discute a questão da permanência dos planetas em determinadas órbitas em torno do Sol. A força que mantém um planeta em órbita é denominada "força centrípeta", que, por sua vez, significa "força dirigida para o centro". Este centro é exatamente onde está localizado o Sol. No caso da Lua, a força centrípeta que atua sobre ela está dirigida para o centro da Terra. 
     O que diz Newton? Em sua linguagem um tanto formal, apropriada para um texto científico, ele afirma: "-- Que por intermédio das forças centrípetas os planetas são mantidos em certas órbitas, podemos facilmente entender, se considerarmos os movimentos dos projéteis; pois uma pedra arremessada (do alto de uma montanha) é forçada pela ação de seu próprio peso para fora de uma trajetória retilínea -- a qual ela descreveria devido apenas ao arremesso inicial --, e impelida a descrever uma linha curva no ar; e através desta forma arqueada é finalmente trazida para baixo, ao chão; e quanto maior é a velocidade com que ela é arremessada, tanto maior é a distância que ela percorre antes de cair na Terra. Podemos portanto supor a velocidade de tal maneira aumentada que ela descreveria arcos de 1, 2, 5, 10, 100, 1000 milhas antes de atingir a Terra, até que, finalmente, excedendo os limites da Terra, ela passaria ao espaço, sem tocá-la." Estas são as palavras do grande acadêmico de Cambridge! Podemos aplicar o seu brilhante raciocínio ao movimento da Lua em torno da Terra. Vemos então que ao mesmo tempo que a Lua cai em direção ao centro da terra da Terra ela simultaneamente move-se na direção transversal. E faz isto na medida certa de tal forma a manter-se sempre acima da superfície. Ou seja, de forma a manter-se em órbita da Terra.
    Mas a órbita da lua não é simplesmente um círculo. A sua órbita em relação à Terra é elíptica, sendo a distância de apogeu (distância maior) cerca de 64 raios terrestres e a de perigeu (distância mais perto) cerca de 56 raios terrestres. A órbita da Lua sofre diversas perturbações sendo que a “rotação de linha apside” é um importante efeito atribuído à não-uniformidade do campo gravitacional do Sol sobre o sistema Terra-Lua. Conforme está representado esquematicamente nas figuras, o semi-eixo maior da elipse que representa a órbita da Lua em relação à Terra (a linha de apside-diâmetro maior da elipse) gira cerca de 40º enquanto o sistema Terra-Lua completa uma revolução completa em torno do Sol, portanto em 1 ano. Então a Super Lua é apenas um evento que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu (a lua está mais próxima da Terra) oque a deixa com uma tamanho maior. No perigeu, a Lua fica a 363 mil quilometros de distância, em média, da Terra. No apogeu, quando o astro está mais longe, fica a 405 mil quilometros. Esta diferença faz com que a Lua apareça 14% maior e 30% mais brilhante.
Plano da órbita da lua tem 5° de inclinação com plano
da órbita da Terra
     Mas existem muitas outra curiosidades sobre a Lua. Assim como a Terra, a Lua tem além de seu movimento de rotação ao redor a Terra, o movimento de rotação ao redor do eixo. Para completar uma volta ao redor se seu próprio eixo a Lua leva 28 dias, o mesmo período que a Lua demora para dar uma volta ao redor da Terra. Por esses tempos serem igual, a Lua fica sempre com a mesma face virada para a Terra, oque alimentou mitos e lendas sobre seres e monstros fabulosos que ali habitariam. Os dias lunares são escaldantes e a noites extremamentes frias. A temperatura superficial varia de -150º C a 120º C. A atmosfera lunar é constituída dos seguintes gases, na ordem: neônio, hélio, hidrogênio e argônio. A crosta é formada por rochas ricas em cálcio. A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.

Terra, vista da Lua mais ou menos 5° do horizonte







Um comentário:

  1. Na verdade existe uma corrente que considera os objetos dos aneis de Saturno como luas, já que eles tem todas as caracteristicas de Lua. Nesse caso, Saturno seria o planeta com mais luas dos sistema solar, com milhões de luas e variados tamanhos. Outra curiosidade, também de saturno, é que Rhea, a sagunda maior lua de Saturno, também tem seus satelites ... http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL340288-5603,00-SONDA+DESCOBRE+QUE+LUA+DE+SATURNO+TAMBEM+TEM+SEUS+PROPRIOS+ANEIS.html

    ResponderExcluir