sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conferência de Solvay

     Foto na Conferência de Solvay sobre Mecânica Quântica em 1927.
     Nessa foto histórica estão reunidos as maiores cabeças da ciência do início do Século XX.
Sentado no centro da foto, na fileira de baixo está o mais destacado dele, Albert Einstein, que revolucionou a ciência no início do século com a Teoria da Relatividade.
     Na fileira de cima, o terceiro da esquerda para direita é Werner Heisenberg, criador da Teoria a Incerteza. Ao seu lado, o quarto da esquerda para direita é o físico austríaco Wolfgang Pauli, famoso por seu trabalho com o spin do elétron. Erwin Schrödinger é o sexto da direita para esquerda na fileira de cima. Erwin ficou famoso por seu Gato vivo-morto de Schrodinger, e criou sua famosa Equação de Ondas, para calcular a probabilidade de localizar um elétron em sua camada.
     Na fileira do meio, o primeiro da direita é o famoso físico dinamarquês que criou uns dos primeiros modelos do átomo, Niels Borh. O terceiro físico na fileira do meio é o francês Louis de Broglie, que propôs que a matéria também poderia se comportar como onda, e provou fazendo um elétron passar por 2 fendas criando o padrão de interferência como uma onda. E o quinto físico na fileira do meio é o inglês Paul Dirac, que uniu a Mecânica Matricial de Heisenberg com a Mecânica Ondulatória de Schrödinger na Mecânica Quântica.
     E na fileira de baixou encontram-se os nomes de peso da ciência. Além do já citado Albert Einstein, temos a única mulher presente na foto, nada mais que a famosa cientista polonesa Marie Curie, primeira pessoa a ser laureada duas vezes com o Premio Nobel por seu trabalho com radioatividade. O segundo cientista da esquerda para direita é o pai da Física Quântica, o alemão Max Plank. E o quarto da esquerda para direita na fileira de baixo, entre Curie e Einstein é o grande cientista holandês Hendrik Lorentz, um dos pais do eletro-magnetismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário