sábado, 24 de setembro de 2011

Livro: Tao da Física, de Fritjof Capra

     Olá doidinhos, hoje escolhi O Tao da Física, de Fritjof Capra para recomendar para vocês. Esse livro é um pouco diferente dos outros que recomendei. Fritjof Capra é um físico austríaco, teórico de sistemas, é diretor-fundador do centro de Eco-Alfabetização de Berkeley. Diferentemente dos físicos tradicionais, ele faz parte de uma linha de "mente mais aberta". O livro foi escrito em 1975, mas se mantém bem atual.
      Neste livro o autor aborda e analisa as semelhança entre os conceitos fundamentais da física moderna e as idéias básicas do misticismo oriental. Usando graficos, fotografias e tabelas, ele consegue explicar de maneira clara e concisa as teorias da física atômica e subatômica, as teoria da relatividade e a astrofísica, de maneira a incluir as recentes pesquisas, mostrando a visão de um mundo que emerge dessas teorias para as tradições m[isticas do Hinduísmo, Budismo, Taoísmo, Zen e do I Ching. De se testo, surge o quadro do mundo material não como uma máquina composta de infinidade de objetos, mas como um todo Hamônioso e Orgânico, cujas partes são determinadas pelas suas correlações. Tal sistema refleta a realidade do mundo da percepção sensorial, que envolve espaços de dimensões mais elevadas e transcende a linguagem corrente e o raciocínio lógico.
     Mesmo quem goste de ciência e não seja tão mente aberta assim, pode ler esse livro, pois Capra consegue explicar da física em linguam simples e acessível aos leigos. O livro já inicia com uma idéia do grande físico Werner Heinsenberg, que resolvi transpor aqui pois exprime bem a idéia do livro: "É bastante provável que na história do pensamento humano os desenvolvimentos mais fecundos ocorram, não raro, naqueles pontos para onde convergem duas linhas diversas de pensamento. Essas linhas talves possuam raízes em segmentos bastante distintos da cultura humana, em tempos diversos, em diferentes ambientes ou em tradições religiosas distintas. Dessa forma, se realmente chegam a um pouco de encontro - into é, se chegam a se relacionar mutuamente de tal forma que se verifique uma interação real -, podemos esperar novos e interessantes desenvolvimento a partir dessa convergência."
     Porque ler este livro????
     Nele aprenda a como ser eterno, como ter insights eróticos, como explicar o inexplicável, oque é um koan, como é que a soma dos ânfulos internos de um quadrado pode ser mais que 360, como ser onda e partícula ao mesmo tempo, como o universo respira, os gênios que nasceram no século VI a.C., como pensar igual a um chinês, qual é o lado sombrio do yin-yang, como ficar curvo e permanecer reto, como espalhar um elétron-fóton, sabia como esvaziar uma Brahman e que o universo é dinâmico.

Bruno Martinez Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário