segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Naves da NASA estudarão a Lua em 2012

As naves GRAIL já estão na órbita lunar para a nova missão espacial
Concepção artística de GRAIL-B realizando sua inserção na órbita lunar
A NASA começou o ano com uma nova missão espacial de exploração: as naves gêmeas GRAIL aumentarão o conhecimento humano sobre a lua e a evolução de nosso planeta.
Enquanto a GRAIL-A chegou ao seu destino no dia 1° de janeiro, a GRAIL-B conseguiu atingir a órbita lunar às 2h43 de hoje, dia 02 de janeiro de 2012. Até março, as duas GRAIL estarão em uma órbita próxima ao pólo, com uma altura de aproximadamente 55 quilômetros em relação à lua.
Durante suas missões científicas, as naves transmitirão sinais de rádio para definir precisamente a distância entre elas, já que orbitarão áreas com gravidades instáveis por causa de montanhas e crateras, e também por massas escondidas abaixo da superfície lunar.
Os cientistas traduzirão estas informações em um mapa de alta definição do campo gravitacional da lua e os dados permitirão que os cientistas compreendam o que existe abaixo da superfície lunar.
Cada nave espacial carregará uma pequena câmera chamada GRAIL MoonKAM (Moon Knowledge Acquired by Middle school students). O programa de MoonKAM é conduzido por Sally Ride, primeira mulher da América a chegar no espaço. Ela conduz o programa de forma colaborativa junto a estudantes da Universidade da Califórnia, em San Diego.
A GRAIL MoonKAM vai agregar escolas secundárias de todo o país nessa missão: milhares de estudantes do quinto ao oitavo ano vão escolher áreas na superfície lunar para estudar. Eles enviarão pedidos de imagens dessas áreas ao centro de operações da missão de MoonKAM do GRAIL, em San Diego. As imagens serão produzidas pelos satélites do GRAIL e enviadas aos estudantes.
Uma competição entre as escolas começou em outubro de 2011 para escolher novos nomes para as naves espaciais. Os escolhidos para substituírem as siglas GRAIL-A e GRAIL-B serão anunciados ainda esse mês. Sally Ride e Maria Zuber, principal exploradora da missão no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, vão escolher os melhores nomes.

Fonte: Popular Science Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário